Equipa
Conheça a Nossa Equipa
Conheça os nossos excecionais membros da equipa, com reconhecimento mundial na sua área de especialização.
O Carlos Clara é atualmente o CEO do Grupo Clara Saúde, e Doutorado Especialista em Patologia Clínica no Laboratório Labocentro.
Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1989 e mais tarde obteve o grau de Especialista em Patologia Clínica. Completou vários estudos de Pós-Graduação (Gestão de Unidades de Saúde, Gestão de Negócios) e é auditor de controlo de qualidade treinado.
O seu percurso profissional incluiu cargos como Diretor do Serviço de Patologia Clínica (Centro Hospitalar Barreiro Montijo), período na Unidade Militar onde trabalhou como Médico-Geral Militar e dirigiu o Serviço de Saúde e toda a sua atividade de apoio à saúde e atividade docente em diferentes HEIs.
Colaborou com várias associações e organizações profissionais, nomeadamente o presidente da APOMEPA (Associação Portuguesa dos Médicos Patologistas, 2004-2012), foi Vice-Presidente da ANL (Associação Nacional de Laboratórios, 2006-2008), é membro da AMGUS (Associação de Gestores Médicos das Unidades de Saúde) e Embaixador dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no Centro Hospitalar Barreiro Montijo.
O Carlos Pascoal Neto, é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (UA) e diretor da RAIZ/The Navigator Company.
Iniciou a sua carreira académica em 1992. Em outubro de 2015, deixou a Universidade de Aveiro para se juntar à The Navigator Company (antigo Grupo Portucel Soporcel), como Diretor-Geral do RAIZ – Instituto de Investigação Florestal e de Papel, o Centro de I&D da Empresa.
Foi Vice-Reitor da Universidade de Aveiro para Cooperação com a Sociedade, Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (2010-2015). Anteriormente, foi Diretor do Departamento de Química da UA (2007-2010).
As atividades de ensino e investigação de Carlos na UA têm sido focadas na Química e Tecnologia dos Produtos Florestais.
É licenciado em Química pela UA, "Docteur" (PhD) pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, e tem a licenciatura em Química pela UA.
O Manuel Campos Monteiro é atualmente o Novo Líder do Centro de Investigação de Informação e Comunicação da Fraunhofer Portugal (AICOS).
O Manuel tem um M.Sc. em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Formou-se em 2012 depois de apresentar o seu trabalho em interfaces sem fios-ópticas, desenvolvido no INESC-TEC.
Integrou a equipa de investigação da Fraunhofer Portugal AICOS em 2012, realizando atividades de investigação na aquisição, análise e processamento de dados dos sensores, no âmbito de vários projetos. Em 2018, tornou-se Líder de Inovação para a Cognitive Connected Solutions e em 2019, ingressou na ACLImpex. Depois de ter trabalhado como Diretor de Inovação Tecnológica e como Membro da Comissão Executiva durante um ano, Manuel regressou à Fraunhofer Portugal AICOS para o seu papel atual.
Desde 2017 que colabora com diferentes organizações como Consultor de Inovação.
O Rodrigo Martins é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), e Presidente da Academia Europeia das Ciências, bem como Presidente nomeado da União Internacional das Sociedades de Investigação de Materiais para o período 2021-2023.
É membro de vários conselhos e associações (Academia Portuguesa de Engenharia, Ordem Portuguesa de Engenheiros, EIT KIC Matérias-Primas). Fundou e é Diretor do Centro de Excelência em Microeletrónica e Processos de Optoelectrónica da UNINOVA, sendo também líder do grupo de Materiais, Optoelectrónica e Nanotecnologias da I3N/CENIMAT. É especialista na área de materiais funcionais avançados, nanotecnologias, microeletrónica, eletrónica transparente e eletrónica de papel, com mais de 570 artigos publicados na WoK e tem atividade editorial e de revisão em muitas revistas do Q1. Rodrigo Martins tem estado envolvido na pioneira investigação europeia sobre semicondutores de silício amorfo e é pioneiro - juntamente com o seu grupo - em atividades mundiais relacionadas com óxidos passivos e ativos, a chamada eletrónica transparente e é um dos inventores da chamada eletrónica de papel, onde o papel é explorado não só como um substrato mas também como componente funcional em dispositivos ativos. Recebeu mais de 17 prémios internacionais e nacionais e distinções pelo seu trabalho (por exemplo: medalha de ouro de mérito e distinção pela Câmara Municipal de Almada, 2016; Lisbon Energy Live Expo, Prémio inovação, 2012 (Azulejos Solares); Nomeação europeia para a Inovação do Gabinete de Patentes 2016 (eletrónica em papel); Prémio De Inovação Informática 2016 (células solares em papel).
Pedro Barquinha recebeu o seu diploma em Nanotecnologias e Nanociência na Universidade Nova de Lisboa em 2010. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Ciência de Materiais na FCT-NOVA e líder de grupo do Materiais para Eletrónica, Optoeletrónica e Nano tecnologia no CENIMAT|I3N.
letrónica de óxidos de baixa temperatura tem sido sua principal área de pesquisa desde 2004, incluindo deposição de filmes finos, síntese de nanoestruturas e sua integração em dispositivos flexíveis como transistores, circuitos e nanogeradores. Tendo sido alcançado através de mais de 40 projetos de investigação quer com a Academia como Indústria, incluindo o ERC Starting Grant (TREND) e o ERC Proof of Concept Grant (FLETRAD).
Foi co-autor de mais de 170 artigos (h-index=52, em setembro de 2022), 3 livros e 7 capítulos em livros e desde 2020 é editor na IEEE EDL.
Desde 2022 é membro do Conselho Português para a Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo igualmente membro do Conselho do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL).
A Liliana Ferreira é diretora do Centro de Investigação de Informação Assistida e Soluções de Comunicação (AICOS) em Portugal e Professora Catedrática Convidada no Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A sua investigação centra-se principalmente nas áreas do Processamento de Línguas Naturais, Representação do Conhecimento Médico, Extração de Informação e Informática da Saúde. A Liliana é licenciada em Matemática Aplicada e Tecnologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2002), tem mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro (2005), e é Doutorada em Informática (2011) também pela Universidade de Aveiro (Aveiro), Portugal.
A Liliana desenvolveu a sua investigação em indústrias e organizações de investigação como Philips Research Eindhoven (NL), IBM Research and Development Böblingen (DE), Institute of Electronics and Telematics Engineering of Aveiro (PT), the Ubiquitous Knowledge Lab da Universidade Técnica de Darmstadt (DE) e a Universidade de Tübingen (DE).
A Sílvia Garcia, é Chefe do Laboratório de Inovação da INCM (Instituto Português de Menta e Impressão Oficial). Doutorada em Biotecnologia com Pós-Graduação em Gestão Industrial e Licenciada em Engenharia Química pela FCT-NOVA.
Tem mais de 10 anos de experiência na indústria, no que diz respeito à sua coordenação e execução de projetos de R&DI e Engenharia. Nos últimos anos tem trabalhado na área da inovação, focada no desenvolvimento de ideias e na sua implementação através de projetos multidisciplinares de I&DI (nacionais e internacionais) com o objetivo de promover novas áreas tecnológicas.
Durante a sua atividade tem supervisionado os estudantes de doutoramento e o mestrado, como consultora de empresas, e revendo artigos científicos de outros colegas para revistas.
Besma Kraiem tem mais de 25 anos de experiência em engenharia, estratégia e planeamento, vendas B2B e marketing, desenvolvimento de negócio e gestão de operações.
Besma é uma executiva Turca-alemã com experiência na Europa, África, Ásia e América Latina e ocupou vários lugares de liderança em Eletrónica de Consumo, Telecomunicações, TI, Engenharia e Serviços de Consultoria, na Alemanha, Reino Unido, Japão, Qatar e Portugal.
Nos seus vários cargos inclui desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, desenvolvimento e execução de campanhas comerciais globais, construção e manutenção de programas de apoio, implementação de entradas de novos mercados e relacionamentos de longo-duração com parceiros estratégicos, liderança de equipas de vendas e de desenvolvimento de negócio em vários países, aconselhamento a fundadores e CxO’s em estratégia e planos de crescimento.
Besma atualmente é Membro do Conselho Executivo da ISQ, Grupo de Engenharia Português com 13 empresas e que opera em mais de 20 países.
Frederico é um gestor com experiência executiva, tanto no setor privado como no setor público, e está focado atualmente na gestão e consultoria para investimentos financeiros.
Frederico tem 18 anos de experiência internacional com percurso académico e profissional no Reino Unido, França, Portugal e Brasil. É bilingue francês - português, fluente em inglês.
Em 2021, Frederico lançou a Front Capital em Portugal, uma empresa de investimento e consultoria financeira ao serviço de fundos de capital de risco (venture, growth, ativos digitais, special situations), startups e empresas estabelecidas, ONG, e de decisores de políticas públicas.
Anteriormente, Frederico foi Membro Executivo do Conselho de Administração da Instituição Financeira de Desenvolvimento, o banco público de desenvolvimento em Portugal – Atividades de fundos de fundos de capital de risco, empréstimos bancários e garantias mútuas de crédito corporativo; Membro Executivo do Conselho de Administração da Portugal Ventures, uma empresa líder em capital de risco (TIC, Ciências da Vida, Hardware, Turismo); Analista a Vice-Presidente na divisão de banca de investimento do BNP Paribas, Royal Bank of Scotland, e Accola Capital (M&A e financiamentos estruturados no Reino Unido, França e Brasil); Adjunto do Governo da República Portuguesa (finanças corporativas e privatizações de empresas do Setor Empresarial do Estado).
Gonçalo Caseiro tem marcado o seu percurso profissional evidenciando o interesse e dedicação ao Serviço Público e à Inovação, tendo desempenhado diversas funções em organismos da Administração Pública e no setor privado. Em dezembro de 2020 foi distinguido como The Best Digital Leader em Portugal, pela IDC.
Atualmente, reúne mais de 13 anos de experiência executiva em organizações de grande dimensão, destacando-se no desenvolvimento organizacional e na transformação digital com incorporação de tecnologia portuguesa. Criou mais de 30 projetos de I&D e colaborou com mais de 50 entidades, tendo criado o maior prémio português de inovação: o Prémio IN3+.
Esteve, ao longo da sua carreira, esteve envolvido na implementação de estratégias de simplificação e eGovernment transversais ao Estado Português e foi consultor sobre estratégia de fiscalização em compras públicas para o Estado Brasileiro.
Pedro Almeida é o Diretor-Geral do PCI – Creative Science Park Aveiro Region, um Parque de Ciência e Tecnologia que tem como missão ser o promotor estratégico e operacional da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo da Região de Aveiro.
Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, com uma Pós-graduação em Gestão para Executivos pela mesma Universidade, tem desenvolvido a sua carreira profissional no sector das TICE e conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação. Entre 2000 e 2007 foi investigador no IEETA – Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro. De 2006 a 2012 foi Perito Avaliador Independente nos programas eContentplus e CIP ICT PSP Policy Support da Comissão Europeia.
Entre 2007 e 2012 foi sócio fundador e CEO de uma das primeiras empresas spin-off da Universidade de Aveiro. Desde 2013 que é membro da Direção da Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), e entre 2013 e 2021 foi responsável pela área de serviços partilhados e pelo departamento financeiro da mesma entidade.
Entre 2020 e 2021 foi Presidente da Inova-Ria, uma associação de empresas de base tecnológica de Aveiro, e Professor Auxiliar Convidado do Dep. de Eletrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro.
Sebastiao é um gestor com mais de 12 anos de experiência na intersecção entre a I&D, tecnologia e transformação de empresas.
Atualmente, é Strategic Advisor para a Salesforce, onde trabalha com empresas em vários setores e de várias dimensões em Portugal e na Europa a acelerar a sua transição digital e dados.
Anteriormente, foi Principal na BCG, onde apoiou empresas no setor das telecomunicações e tecnologia a definir e acelerar a transformação dos seus negócios e digital, e foi engenheiro de I&D na l'Oréal.
Senior
Andreia dos Santos é Engenheira Biomédica com doutoramento no MIT Portugal (2015 - 2021).
Durante a sua tese de doutoramento, desenvolveu sensores de pressão e temperatura semelhantes a ‘e-skin’ para aplicações de monitorização médicas, assim como dispositivos de colheita de energia ou exploração de gravação a laser para otimização de desempenho.
Atualmente, trabalha na AlmaScience Colab como investigadora sénior responsável por sensores de caracterização elétrica.
Bruno Ravanello é investigador sénior na AlmaScience na área da Tecnologia do Papel.
Bruno tem doutoramento em Ciências Naturais pela Martin-Luther University (Alemanha) onde trabalhou em funcionalização química de nano matérias de carbono.
A sua área de experiência vai desde química orgânica sintética à indústria de papel e celulose, desenvolvendo projetos de bio refinaria, modificação química de materiais baseados em florestas e aplicações inteligentes de produtos bio.
Bruno Veigas é investigador sénior na AlmaScience focado no desenvolvimento de bio sensores, com especial enfase em tecnologias multiplex e com ativação local.
Alguns destes conceitos levaram ao desenvolvimento de métodos de expressão genética baseados em tempo real, deteção de doenças infeciosas baseadas em nanotecnologia, princípios nano-óticos para a deteção precoce de doenças autoimunes, juntamente com a integração em dispositivos microfluidos.
Cristina Gaspar é doutorada em Impressão Inteligente pela Aalto University. Na VTT, adquiriu conhecimentos sólidos em desenvolvimento de sensores e aumento de tecnologias R2R, na Aalto conhecimentos de soluções baseadas em nanocelulose e na Cenimat, trabalha em Eletrónica de Papel. Atualmente, é investigadora sénior na AlmaScience desenvolve aplicações inteligentes sustentáveis, inovadoras e amigas do ambiente, com recurso a celulose, para a vida do quotidiano.
Diana Gaspar é investigadora sénior da AlmaScience na área de Eletrónica e Fotónica em substratos naturais. É doutorada Processamento e Materiais avançados, cujo tópico é substrato baseado em celulose para aplicação em dispositivos eletrónicos.
Além disso, foi investigadora na CENIMAT/i3N e CEMOP, com foco em desenvolvimento de materiais e eletrónica de papel.
Diana é PI de CELLECTIVE, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com ênfase em nano cristais de celulose e sua aplicação em estruturas naturais dinâmicas com respostas de atuação rápida.
Fausto Queda é investigador sénior na AlmaScience na área de Química e Bioquímica. Tem um bacharelato em Bioquímica, mestre em Química Bio orgânica e doutoramento em Química Sustentável.
A sua tese baseou-se em modificação química de quitina e quitosana. Em 2022 foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Química com a “Melhor Tese de Doutoramento em Química Orgânica”.
Após o doutoramento, foi investigador Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, desenvolvendo novos métodos sintéticos para funcionalizar bio polímeros. A sua investigação tem sido pioneira na interface da química sustentável, química orgânica e química dos materiais. Fausto publicou diversos artigos científicos em jornais importantes, ao longo do seu percurso académico.
Felisberto Pereira é investigador sénior em Eletrónica e Telecomunicações na AlmaScience. É doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro e Mestre em Gestão pela Católica Porto Business School. Felisberto começou a sua carreira na Lapa Studio como desenvolvedor de Hardware e depois como investigador no Instituto de Telecomunicações a desenvolver sistemas em tecnologias passivas, semi-passivas e ativas para aplicações IoT. Hoje em dia a sua pesquisa foca-se em resolver desafios de energia e comunicação enfrentados por dispositivos IoT que estão impedindo que esta tecnologia seja largamente implementada e mais sustentável.
João Avelas Resende é investigador sénior na AlmaScience em Materiais para Eletrónica. A sua investigação principal foca-se em novos materiais para micro eletrónica e tecnologia de recolha de energia, ambicionando melhorar o desenvolvimento humano de forma sustentável.
Atualmente, explora a inovação desenvolvimento e implementação de materiais à base da celulose para aplicações inteligentes e sustentáveis.
Mónica Simões é investigadora sénior na AlmaScience na área da tecnologia do Papel.
É doutorada em Engenharia Química e de Processos pela Graz University of Technology (2021) através do projeto FibretNet, um projeto ITN inovador das Ações Marie Skłodowska-Curie no domínio das fibras de base biológica.
O seu percurso como Engenheira I&D inclui sistemas de entrega de drogas sensíveis a estímulos, têxteis inteligentes, técnicas de medição de contato interfibras em nanoescala e desempenho/tecnologia de papel.
Sumita Goswami é investigadora sénior na AlmaScience trabalhando para o desenvolvimento de tecnologia de sensores.
É doutorada em Ciência dos Materiais e Nanotecnologia com Pós-Doutorado no grupo CENIMAT|i3N de Portugal.
Especialização: Funcionalidade de materiais poliméricos para diversas aplicações, como coleta de energia, sensoriamento, armazenamento de dados; Desenvolver e projetar protótipos para wearables e eletrónicos baseados em papel; Caracterizar e analisar dados de processo relevantes e identificar soluções científicas/tecnológicas para problemas de processo.
Junior
Alexandra Lopes is a Junior Researcher at AlmaScience in Electronics and Embedded Systems. She completed her master’s degree in biomedical engineering at NOVA School of Science and Technology, where she developed her thesis in Bio-Radar Applications for Remote Vital Signs Monitoring by the year 2020. She describes her journey as a combination of theoretical and practical experience in multiple areas from physics, instrumentation, and bio-signals processing applied to medicine. She enjoys meeting the balance between academic research and its applications in the real world.
She is from Pinhal Novo (Setúbal) has a MsC in Biochemistry from University of Évora.
During her BsC she had the opportunity to work with edible films, and at her Msc she embraced the electrochemistry field with an innovative theme whose objective was to find toxic components in tattoo ink through electrochemical methods.
She also had the opportunity to work with this theme for two more years, exploring the use of new electrodes and new techniques.
Catarina Fernandes is a Junior Researcher at AlmaScience focused in Sensor Development. She was born in Lisbon, and obtained her graduation in Chemical and Biochemical Engineer at the Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa (FCT/UNL). Her background experience was at industry, where Catarina was engineering project designer, and she was also involved in the certification process, based on the implementation of the Integrated Management System.
Mariana Matias, born and grown in Covilhã. Obtained her Master's degree in Micro and Nanotechnologies Engineering at NOVA School of Science and Technology (FCT/UNL), Portugal, in 2019.
She worked as a researcher in several projects for 1 year in CENIMAT.
Since 2020, she works as a junior researcher in printed electronics at AlmaScience.
Rita Baptista (BSc and MSc in Biochemistry) is a junior researcher at AlmaScience, where she conducts R&D activities in the field of Chemistry.
She has a strong background in analytical chemistry (electrochemistry) and biophysics. Her main interests are focused on the synthesis and characterisation of cellulose-based matrixes and the integration of biomolecules on cellulosic substrates for sensing applications.
Shubham Das is a Junior Researcher at AlmaScience focused on the field of Electronics and Embedded Systems.
He worked for Ausy – A Ranstand Company for 6 months as an Embedded Developer on a project in Airbus, Toulouse.
He has a great understanding of the concepts related to Embedded Systems and their Development and has gained significant experience in the domain of electronics and programming through various projects. He is passionate about technology and also has the curiosity and motivation to explore new fields.
Tomás Freire is a Junior Researcher for Functionalized Inks at AlmaScience. He is from Lisbon’s suburban area and obtained is master’s degree in Materials Engineering at FCT-UNL in the year of 2018.
It was at CENIMAT, working as a research fellow, where he started to develop some interest on technology development due to being able to work on several projects. This was a pivotal moment that lead him to want to abridge the academic-industry relationship.
Wilson Santos é investigador júnior na AlmaScience em área de Software, Sistemas Embebidos, design PCB e Eletrónica Híbrida. Em 2021, recebeu o seu diploma em Engenharia Biomédica na NOVA. Através da sua Tese, focou o seu trabalho em Eletrónica Híbrida Flexível, combinando membranas flexíveis de parylene-C com eletrónica convencional. Este trabalho envolve técnicas micro fabricação de filme ultrafino e a integração de eletrónica rígida em substratos assim como programação de microcontroladores para desenvolver adesivos para a pele sem fios, para monitorização de temperatura, baseada em tecnologia RFID.
Além disso, Wilson está interessado em desenvolvimento web, tendo uma larga experiência em HTML, CSS e frameworks de JavaScript.